domingo, 12 de maio de 2013

Viagem ao México

Bandeira do México
Bandeira do México
Neste artigo vamos fazer uma viagem virtual até ao México.

O México é um país situado na América do Norte. Oficialmente o nome deste país é Estados Unidos Mexicanos, segundo a Constituição de 1824.

O México faz fronteira a norte com os Estados Unidos da América; a sudeste com a Guatemala, Belize e com o Mar do Caribe; a sul e a oeste pelo Oceano Pacífico; e a este com o Golfo do
México.

É o terceiro país mais populoso do continente americano com mais de 110 milhões de habitantes, apenas suplantado pelos Estados Unidos da América e pelo Brasil.

O México é constituído por 31 estados e por um distrito federal. A capital é a Cidade do México com mais de 8,8 milhões de habitantes.

A língua oficial do México é o espanhol ou castelhano, ainda que também sejam reconhecidos oficialmente vários agrupamentos linguísticos indígenas.

Antes de ter contacto com os europeus, o México teve várias culturas avançadas para a época tais como os olmecas, toltecas, teotihuacanos, zapotecas, maias e astecas. Em 1519 os espanhóis chegavam ao que é hoje o México, começando assim a sua conquista e colonização finalizada em 1521 com a derrota do Império Asteca. A Espanha dominou este território até ao séc. XIX, quando o então vice-reino da Nova Espanha conquistou a sua independência.

O México é atualmente uma grande economia mundial. Seus habitantes têm um bom poder de compra. A sua moeda é o peso mexicano.

Para além da sua capital, Cidade do México, que também é a cidade mais populosa do país, o México tem ainda várias outras cidades populosas: Tijuana, Puebla, Guadalajara, León, Juárez, Zapopan, Monterrey, Nezahualcóyotl, Mexicali, entre outras cidades.

Mapa do México
Mapa do México